RECEITA DE GRÃO DE BICO ASSADO

NHAM,NAHM,NAHM DELICIOSO CROCANTE E RÁPIDO E FÁCIL DE FAZER

DEIXO MAIS ABAIXO SEUS BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES.

INGREDIENTES:

250 GRAMAS DE GRÃO DE BICO
SAL A GOSTO (USEI SAL ROSA)
5 COLHERES DE SOPA DE AZEITE (DEIXA ELE MAIS SABOROSO E AMARELINHO)
ALHO EM PÓ A GOSTO (FICA BOM DEMAIS)
TEMPEROS USAR A GOSTO (CEBOLINHA E SALSINHA DESIDRATADA,CHIMICHURRI,CURRY…)

MODE DE FAZER:

DEIXAR DE MOLHO O GRÃO DE BICO EM ÁGUA FILTRADA DE UM DIA PARA O OUTRO (COBRIR TODO ELE DE ÁGUA),NO DIA SEGUINTE TROQUE A ÁGUA E COLOQUE ELE PARA COZINHAR DURANTE UNS 15 A 20 MINUTOS,CUBRA NOVAMENTE DE ÁGUA (OBSERVAR SE COZINHOU ,CASO FICAR DURO DEIXAR MAIS UM POUCO NA PRESSÃO).

QUANDO COZINHAR É IMPORTANTÍSSIMO COLOCAR UM FIO DE AZEITE OU ÓLEO PARA QUE A PELINHA QUE ELE SOLTA DURANTE O COZIMENTO NÃO GRUDE NO PINO INTERNO DA PANELA.

COLOCAR PARA ESCORRER.

UNTAR UMA FORMA COM PAPEL MANTEIGA,COLOCAR O GRÃO DE BICO SOBRE A FORMA ACRESCENTANDO OS TEMPOS,DEIXAR ASSANDO POR 30 MINUTOS ATÉ ELE DOURAR E FICAR CROCANTE,MEXA ELE PARA NÃO QUEIMAR E GRUDAR E VOLTAR A ASSAR MAIS 15 MINUTOS,FICARÁ BEM CROCANTE.

BENEFÍCIOS DO GRÃO DE BICO E SUAS PROPRIEDADES
(CONTÉM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO, ÓTIMO PARA VEGANOS,DIABÉTICOS, E RICO EM PROTEÍNA VEGETAL)

Cultivado desde a Idade Antiga pelos povos egípcios, gregos e romanos, o Grão de Bico é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, entre outros nutrientes essenciais, que contribuem e muito para a manutenção da nossa saúde e boa forma.

Variedades de Grão de Bico

Existem duas variedades básicas de Grão de Bico: a Kabuli a e a Desi.
A Kabuli é a variedade cultivada e comercializada em nosso país. Os grãos apresentam coloração creme e um revestimento fino.
Apesar de não ser vendido no Brasil, o grão de bico do tipo Desi é o mais cultivado em todo o mundo, representando cerca de 85% da produção da leguminosa. Eles são menores, mais escuros, e têm uma casca mais grossa (o que lhes confere uma maior quantidade de antioxidantes, já que esses compostos se encontram na mesma).

Propriedades do Grão de Bico

Uma porção de 100 g de grão de bico fornece, cozida e sem sal, 164 calorias e contém 27,42 g de carboidratos (sendo 7,6 g de fibras); 2,59 g de gorduras (principalmente ácidos graxos insaturados) e 8,86 g de proteínas.
A leguminosa ainda é rica em ácido fólico e apresenta boas quantidades de outras vitaminas do complexo B. O grão de bico também possui as vitaminas K, E e C.
Com relação aos minerais, em ordem decrescente de quantidade, ela é fonte de fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio.

Benefícios do Grão de Bico

Veja a seguir como as propriedades do grão de bico proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o grão de bico afinal?

1. O Grão de Bico ajuda a emagrecer

2. O Grão de Bico ajuda a ganhar massa muscular

3. O Grão de Bico ajuda a controlar a glicemia
Pesquisa publicada no “American Journal of Clinical Nutriiton” revelou que as mulheres que consumiram leguminosas tiveram uma diminuição em 40% das chances de desenvolver Diabetes do tipo 2.

4. O Grão de Bico é bom para o sistema cardiovascular

5. O Grão de Bico ajuda a combater o câncer

6. O Grão de Bico é bom para o intestino

7. O Grão de Bico é bom para as mulheres
Há importantes benefícios do grão de bico para a saúde feminina. Para as grávidas, ele ajuda a evitar a má formação do tubo neural nos fetos (graças ao seu conteúdo de ácido fólico).
Fazer o consumo da leguminosa também ajuda a repor os estoques de ferro, mineral que as mulheres perdem toda vez que menstruam.
Além disso, o grão de bico contém saponinas, compostos que reduzem os riscos de câncer de mama.

8. O Grão de Bico é bom para os ossos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *